Perguntas e Respostas

Compartilhe

Apresentamos aqui algumas questões de ordem prática, sobre áreas específicas, com as quais você pode se identificar. As perguntas são selecionadas a partir de dúvidas enviadas por nossos cadastrados e visitantes, ou formuladas por nossa própria equipe.

Atenção: Este é apenas mais um recurso para auxiliar seu ministério. Não se trata de uma seção de “tira-dúvidas” ou consultoria on-line, e sim da exposição de dúvidas frequentes no ministério e liderança cristã. Portanto, você pode nos enviar suas perguntas, porém informamos que não assumimos o compromisso de resposta a todas elas, assim como não garantimos sua divulgação nesta seção.

Categoria:

Tecnologia e Informática

Adquirimos equipamentos de informática para informatizar a igreja e gostaríamos de orientações na implantação dessa nova ferramenta.

Muitas são as aplicações úteis da informática no dia-a-dia de uma igreja. Para ilustração, podemos relacionar algumas principais: 

1. Secretaria
- emissão de correspondências 
- controle do rol de membros (baixas e admissões) 
- emissão do boletim da igreja 

2. Tesouraria e contabilidade
- controle de entradas e saídas de recursos (livro-caixa) 
- lançamentos contábeis de todas as transações financeiras 
- emissão das diversas guias de recolhimento de tributos e encargos 
- emissão dos demonstrativos contábeis 

3. Ministérios
- apoio geral em comunicações internas 
- controles diversos de atividades (ex. visitação etc.) 
- elaboração de transparências de cânticos 
- elaboração de material didático (infantil, escola dominical etc.) 

4. Pastoral
- arquivo de estudos bíblicos e sermões 
- acompanhamento de relatórios (financeiros, membresia) 

Apenas citamos algumas aplicações, sendo que para cada uma é necessário um software específico. Em geral, os softwares podem ser divididos em 2 categorias: os aplicativos e os relacionados aos sistemas operacionais. Os aplicativos podem ser divididos em os de rotina (ex. contabilidade, folha de pagamento etc.) e os de escritório (word, excel etc.). Os softwares relacionados aos sistemas operacionais, por sua vez, são aqueles que formam a infraestrutura para que os aplicativos possam funcionar (ex. windows, softwares de redes, banco de dados etc.). é importante que antes que sejam feitos qualquer investimento em software, seja definido muito bem quais aplicações fazem sentido para o momento. 

Em geral, nossa vontade é de implantar tudo o que é possível. Entretanto, há de se mudar gradativamente a cultura interna. Assim, sugerimos que sejam implantadas as aplicações uma a uma, evitando-se, também, o acúmulo de investimentos. 

Se por um lado a informática é uma grande ferramenta, é importante que seja dito que não é barata. Em geral os custos relacionados à manutenção dos equipamentos, dos softwares, do aumento de consumo de papel, energia elétrica, toner para impressora, treinamentos etc. podem assustar qualquer tesoureiro. Assim, reforçamos que cada passo seja dado com muito critério, observando-se os impactos no caixa para que sejam evitadas surpresas indesejáveis nas despesas. Não se deixem levar pelo modismo de simplesmente terem que usar os equipamentos. Devemos lembrar que são somente ferramentas.

Tecnologia e Informática

Quais os softwares disponíveis hoje no mercado voltados para a administração eclesiástica?

Listamos alguns sites que oferecem softwares de administração eclesiástica. O fato de indicarmos o link para o site destas empresas não significa que estamos indicando os serviços.

DM10 Informática 

Soares e Neves Informática Ltda. 

IProgramas