Por que alguns sites dão resultados e outros não? - Tecnologia e Informática - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Tecnologia e Informática > Por que alguns sites dão resultados e outros não?

Por que alguns sites dão resultados e outros não?


Publicado em 21.12.2006

É cada vez maior o número de organizações insatisfeitas com o resultado de seus sites na internet.  Elas parecem surpresas quando descobrem que não adianta pegar o folder da organização e colocá-lo na web como se fosse o site, ou pior ainda, desenvolver um site apenas para “mostrar” que estão na rede mundial de computadores. Outras focam apenas na questão estética (design) de suas páginas e não levam em consideração a funcionalidade e acessibilidade das informações contidas no site. Nem sempre um site desenvolvido com uma tecnologia de última geração como “em flash” (animado) atenderá as necessidades de seus clientes e muito menos lhe trará uma melhor colocação em buscadores.

Entendo que vivemos em um mundo que “aparenta girar mais rápido”, com inúmeros canais de televisão disponíveis a um clique no controle, onde é possível falar com uma pessoa do outro lado do mundo de forma totalmente gratuita através de programas como Skype ou MSN, onde o fax, que foi considerado um grande avanço tecnológico há menos de 10 anos, hoje só é vendido se estiver integrado a uma impressora, escaner ou copiadora.  De fato, tudo está acontecendo muito rapidamente nos dias atuais e é preciso equilibrio para não se perder no meio de tanta informação.

Este artigo não tem como objetivo explicar o passo-a-passo para a criação de um site de sucesso, mas pretende demonstrar que um site precisa ir muito além de sua criação para que os resultados apareçam. É preciso buscar parcerias, inserir sistemas, investir em campanhas, enviar e-mail marketing, newsletters, seguir os padrões da W3C (World Wide Web Consortium), obter as estatísticas e relatórios de visitas do site, afinal é preciso entender o que está acontecendo para saber o que deverá ser aprimorado.  Enfim, quem busca resultado nunca pode ficar satisfeito com o que foi desenvolvido pois sempre existe algo a ser melhorado ou novas tecnologias a serem implantadas.

Tenho me envolvido pessoalmente no desenvolvimento de vários sites para o segmento cristão. Muitos funcionam como um portal de conteúdos atualizado por seus próprios colaboradores, através de um sistema administrativo, mediante a necessidade momentânea da empresa.  Um bom exemplo da tecnologia atual está presente dentro deste artigo. Quando você chegar ao final deste artigo, clique sobre os ícones disponíveis e observe que poderá enviar este artigo para um amigo, dar nota, ler comentários, enviar sugestões e imprimir a página.  Até o ano passado, era necessário abrir um pop-up (janela) ou carregar uma nova página para estas interações, no entanto, se você clicar neste botões, verá que neste site se carrega tal informação dentro da mesma página, sem demora.  Esta metodologia é um conjunto de linguagens de programação que aplica técnicas diversas e é conhecido como AJAX.  Trata-se apenas de um pequeno detalhe entre vários avanços tecnológicos que temos acompanhado e que podem fazer um grande diferença na interação entre um site e seus usuários. Algo bem recente também é a metodologia conhecida como WebStandards que, utiliza tecnologias propostas pelo orgão regulamentador da internet no mundo (W3C), que além de facilitar a manutenção e futuras mudanças de design, também torna o site mais acessível permitindo que até mesmo deficientes visuais possam acessar as informações com a utilização de um software de áudio que faz a leitura do conteúdo do site.  Um site estruturado desta maneira também é interpretado pelos buscadores pagos ou não (google, achei, yahoo, etc), como um site de maior relevância para sua classificação geral.

O aumento significativo da banda larga e acesso a internet até mesmo por frequências de rádios, facilitou o avanço da Rich Midia.  Calma, não fique nervoso caso você nunca tenha ouvido falar neste termo pois com certeza você já viu este tipo de mídia em algum site.  Rich Midia é um formato diferente de mídia que une animação com áudio, vídeo e fotografia para uma publicidade de alto impacto. É ideal para chamar atenção do público para um determinado produto, promoção, oferta pois seduz as pessoas a clicarem para saber mais informações sobre os produtos e serviços anunciados. A tecnologia utilizada para obtenção destes recursos é o programa Macromedia Flash, sendo necessária a elaboração de um roteiro completo e a produção de todo o conteúdo, similar a um comercial para a televisão. 

Porque as pessoas acessam os bancos através da internet ? A resposta mais sensata seria mencionar que estas pessoas desejam visualizar ou imprimir seus extratos, pagar suas contas, efetuarem transferências, docs e tantas outras facilidades que, em um passado ainda recente, era necessário enfrentar fila no auto-atendimento ou até mesmo nos caixas destes bancos. Da mesma forma, uma igreja interessada em um site voltado para resultados, deverá se perguntar o que ela (a igreja) poderá disponibilizar em seu site a fim de facilitar a vida dos seus membros? Uma igreja em células, por exemplo, pode disponibilizar um malote virtual de forma a evitar que os líderes de células precisem se locomover para buscar ou entregar seus malotes.  Evidentemente que este exemplo é apenas a “ponta do iceberg” e existem muitas maneiras de facilitar o dia-a-dia de seus membros através de um site bem planejado.  As vezes é preciso investir mais tempo em planejamento do que no desenvolvimento propriamente dito.

A verdade é que na internet de hoje não basta aparecer, é preciso gerar resultados.  Estes resultados são frutos de muito planejamento, experimentações, pesquisas e   aprimoramentos até que uma estratégia amadureça e atinja seus objetivos.  Portanto, a perseverança se torna peça fundamental na busca por resultados online. 

Esqueça aquele tipo de atitude de querer se inserir na Internet pedindo que o seu sobrinho ou o filho de um amigo desenvolva um site para a sua igreja ou ministério. O ambiente virtual é tão sério quanto o real. Exige profissionalismo e conhecimento. Dependendo do seu posicionamento diante do assunto, você pode ter um resultado positivo de bons frutos e incremento do relacionamento com o seu publicou ou um resultado negativo de um prejuízo para a imagem da sua organização.

No meu próximo artigo trarei mais detalhes sobre o desenvolvimento e os recursos disponíveis para sites de igrejas.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/tecnologia-e-informatica/por-que-alguns-sites-dao-resultados-e-outros-nao.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Por que alguns sites dão resultados e outros não?
Autor: Ricardo Brunelli

Mais Lidos

carregando...

Comentários