Quando nos reunimos profetizamos - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Quando nos reunimos profetizamos

Quando nos reunimos profetizamos


Publicado em 03.10.2017
Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos? Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós (1 Coríntios 14.23-25).

Por muito tempo pensei que os segredos do coração revelados pela palavra profética estivessem relacionados ao pecado na vida da pessoa que recebe a profecia. Acontece que o pecado não é segredo para essa pessoa e nem levaria a se prostrar no chão em adoração. Essa perspectiva é do Antigo Testamento que tinha o objetivo de produzir contrição, confissão e conversão. Foi assim que aconteceu quando o profeta Natã denunciou o pecado diretamente ao rei Davi (2 Samuel 12). A resposta de arrependimento foi escrita em Salmos 51. No Novo Testamento a função de admoestação deve vir, primordialmente, por meio do discipulado e pastoreamento, e não por meio de profecia, especialmente se for trazida a um desconhecido incrédulo ou indouto.

Para entender melhor o que a profecia pode identificar, é interessante lembrar o primeiro episódio vivido entre Samuel e Saul (1 Samuel 9). O profeta revelou que as jumentas perdidas já haviam sido achadas. Isso já seria uma palavra e tanto. Mas a palavra profética foi além, pois Samuel disse a Saul: Pela manhã, te despedirei e tudo quanto está no teu coração to declararei (1 Samuel 9.19).

Segredo do coração 

O segredo do coração diz respeito ao depósito de Deus sobre a vida de Saul que estava escondido atrás de uma autoestima baixa, insegurança, pensamento de inferioridade. Saul estava levando a rotina da vida, enquanto Deus tinha reservado para ele a função de rei sobre o povo. Essa declaração profética gerou um grande impacto na vida de Saul, pois Deus o estava conectando a seu propósito, dando-lhe direção e unção.

Dessa maneira, a profecia desvenda segredos do coração daquilo que o Senhor tem sobre nossa vida, seus pensamentos e planos. Precisamos da profecia para nos revelar, pois, por alguma razão, o tesouro do Senhor tem estado oculto aos nossos olhos.

Por causa da palavra de Deus, no "doido" Noé estava escondida a salvação em meio ao dilúvio; no velhinho Abraão estava escondida uma grande nação; no menino Moisés achado no cesto à beira do rio estava escondido o grande líder da história de Israel; malhando trigo no lagar, no medroso Gideão estava escondido o grande guerreiro de Israel; no campo pastoreando o rebanho do pai estava escondido Davi, o maior rei de Israel; no agricultor Eliseu estava escondido um dos profetas mais poderosos da história; no escravo Daniel estava escondido o líder cheio da revelação de Deus; no impetuoso e iletrado pescador Pedro estava escondido o apóstolo cheio de poder no Espírito Santo; no perseguidor implacável Saulo estava escondido o maior e mais relevante escritor do Novo Testamento; no explosivo (Marcos 3.17), ambicioso (Marcos 10.37), intolerante (Lucas 9.49) e vingativo (Lucas 9.54) João, estava escondido o discípulo do amor e a revelação do Apocalipse.

Daí vem a pergunta: Qual o tesouro de Deus que está escondido no seu coração? Precisamos fazer de nossas reuniões oportunidades para profetizarmos sobre a vida uns dos outros e revelar os segredos de Deus sobre nós.

****O Pr. Rodolfo Montosa ministrou o Curso Ministério Profético- Teoria e Prática e os áudios completos estão disponíveis na seção de downloads do site.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também

Quando reunimos fazemos refeições juntos
Cura e libertação na Igreja
Discernindo a visão

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/quando-nos-reunimos-profetizamos.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Quando nos reunimos profetizamos
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários