Liderança está na moda! - Liderança Geral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Geral > Liderança está na moda!

Liderança está na moda!


Publicado em 24.07.2007

Liderança. Liderança, Liderança e ... mais Liderança. A Liderança está em alta. Está na moda. Na mídia. Nos meios de comunicação. Em todo o lugar! Mas está onde realmente deveria estar? No coração das pessoas? Nos sentimentos e nas atitudes? No comprometimento ou no conhecimento? Na ação reflexiva ou na intenção reativa?
 
Liderança é certamente o produto, o artigo mais anunciado, ofertado e comprado nestes últimos tempos. Desde os primórdios da Administração (época da segunda guerra mundial, quando ela não existia ainda como disciplina ou ciência) vem sendo estudada, pesquisada, analisada. Mas realmente vem sendo entendida, compreendida e aplicada em sua plenitude?
 
Administração por Objetivos, Liderança XYZ, Liderança Situacional, Liderança Servidora... são alguns dos rótulos ou abordagens. A quantidade de livros, artigos, cursos é seminários é altamente difundida. Ofertada. Comprada. Copiada. E a pergunta que não quer calar: O que é realmente a Liderança? E para que finalidade? Liderança é um meio ou um fim?

A Liderança é importante, sem dúvida. Ou ainda: Tudo começa e termina com ela. Liderança é Tudo (John Maxwell - em as 21 Irrefutáveis Leis da Liderança )! Liderança é um Meio (Peter Drucker - livro Managing for future)! A essência da Liderança é o desempenho, o resultado! Não é carisma, nem um conjunto de traços de personalidade.

Atrevemo-nos a algumas considerações, com sólida base prática, humana, cristã e reflexiva:
 
Do ponto de vista corporativo, a base da liderança eficaz consiste em identificar corretamente a Missão da organização, a Visão, os Valores e Princípios (pensados, definidos, compartilhados, reais e vividos, permeando toda a empresa). Compete também em definir metas, prioridades e indicadores. Cumpri-los, mantê-los e promover a melhoria contínua, assegurando a sobrevivência e o crescimento de todos envolvidos.
 
A partir do momento que estamos revestidos de poder ou de autoridade há, porém, exigências. A contrapartida. E são estas: "Responsabilidade e Relacionamentos". Ou seja: Liderança R2 (ih, mais um rótulo! Perdão, meus caros Amigos, mas... ).

Um líder eficaz sabe que ele, e ninguém mais, é o responsável! Responsável pelo quê? Por tudo! Por tudo mesmo! E por todos! Em todos os momentos e circunstâncias. Por resultados, pelos processos e pelas pessoas, principalmente! E aqui entra o segundo componente de que falamos: Relacionamentos. Com base em princípios e valores morais, cristãos. Nos dois sentidos: vertical e horizontal. Lembra alguma relação com a Cruz de Jesus no Gólgota? Com familiares, amigos, inimigos, superiores, subordinados, colegas... E em todas as circunstâncias. Lembram o propósito, o modo de se relacionar do nosso Mestre? 
 
E agora, meus caros amigos? Será que todos ainda querem ser líderes? Estudar. Aplicar. Comprometer-se. Desenvolver Pessoas. Maximizar seu potencial. Torná-las completas. Gerar vidas com qualidade! Na família, no trabalho, na sociedade, na Igreja? Buscar, freneticamente a auto-ajuda ou fervorosamente, ajuda do alto?

Que Deus nos abençoe, Jesus nos proteja e o Espírito Santo nos oriente. Em plenitude. Em pensamentos, palavras e obras. Para que realmente sejamos líderes servidores, levando a espiritualidade ao mundo corporativo. Responsáveis nos Relacionamentos. Cumpridores fiéis, obedientes aos propósitos e missão que nos é exigida! Amém!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Cuidados para uma boa liderança
Uma liderança competente
Sensibilidade do líder eficaz 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-geral/lideranca-esta-na-moda.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Liderança está na moda!
Autor: Carlos Augusto Fróes Silveira

Mais Lidos

carregando...

Comentários