O poder de comunicação do líder - Comunicação e Marketing - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Comunicação e Marketing > O poder de comunicação do líder

O poder de comunicação do líder


Publicado em 15.05.2007

É interessante notar como alguns políticos têm algo bastante em comum com alguns teólogos e vice-versa. Refiro-me à grande capacidade que alguns deles têm de falar muito e de não comunicar nada com clareza, de não chegarem a nenhuma conclusão viável. Líderes dependem de seu poder de comunicação. Toda boa liderança está ligada à capacidade que o líder tem de se fazer entender e de se comunicar adequadamente nos vários momentos da dinâmica da liderança. A sua comunicação é vital para o sucesso do seu trabalho.

Muitos líderes loucos, e com mensagens loucas, foram capazes de alavancar multidões à sua causa basicamente devido ao seu poder de comunicação. A comunicação do líder tem poder de encorajar ou desanimar, ampliar visões ou apagar sonhos, despertar potencial ou diminuir o esforço, levar adiante um projeto ou abafá-lo antes de começar. Não podemos jamais subestimar o poder da comunicação na vida de um líder.

Muitos líderes acham que para serem profundos e eficazes em sua comunicação precisam ser complicados. Profundidade de pensamento não tem nada a ver com dificuldade vocabular. Imagine uma cena, em que um pregador se levanta diante do povo e diz.: "Eu quero ser bem simples em minha explanação, pois em minhas elucubrações teológicas, pude aferir em meu compêndio escriturístico que a práxis querigmática dos primórdios eclesiológicos é de vital valor para uma contextualização missiológica condizente às exigências hodiernas, tendo em vista o status quo reinante". Tudo isso poderia ser comunicado de forma muito mais simples e direta, como: "A Bíblia nos mostra que a maneira como os primeiros cristãos anunciavam a mensagem serve como modelo adequado para a nossa pregação ao mundo de hoje."

Há também o caso de líderes que parecem achar que as pessoas já adivinharam o que eles desejam e acabam não comunicando nada e criando uma situação no mínimo constrangedora para todos. O líder precisa aprender a ser claro em suas colocações. Expressões ambíguas ou confusas poderão gerar sérios problemas no desenvolvimento da liderança. Os liderados precisam entender o que se espera deles, e muitas vezes, sentem-se constrangidos de buscar junto ao líder esta clareza não recebida. Deve partir do líder, em primeiro lugar, a preocupação em ser claro e se colocar disponível para qualquer esclarecimento posterior, quando necessário.

O líder deve dizer exatamente o que quer. Nada produz um ambiente mais inseguro e improdutivo do que a falta de entendimento do que realmente se espera de uma equipe. Ser claro naquilo que se quer evitará que sejam necessárias várias reuniões, às vezes cansativas e maçantes apenas para se repetir algo porque as coisas não ficaram claras antes. O líder deve estar pronto a esclarecer qualquer dúvida gerada pela comunicação deficiente ou pela necessidade natural de tornar as coisas mais claras. Às vezes a novidade de um projeto, por exemplo, gera a necessidade de uma série de esclarecimentos, além da necessidade de se administrar possíveis maus entendidos geradores de inquietação e divisões no grupo.

O líder precisa se comunicar adequadamente também porque ele deve lançar a visão para a equipe ou para a igreja. Creio que uma visão mal colocada é pior do que nenhuma visão. Os nossos liderados precisam entender a visão que dirigirá nossas ações para que haja segurança, concentração, avaliação e progresso. O líder precisa se comunicar bem também porque ele precisará corrigir rumos ao longo do caminho, e para isso é fundamental que haja uma boa estratégia de comunicação.

O líder precisa aprender a "descer" ao nível de seus liderados, mas também elevá-los a níveis maiores de entendimento e crescimento pessoal. As pessoas esperam que seus líderes sejam claros, respeitosos, seguros, esclarecedores, e íntegros em sua comunicação. Todo ambiente produtivo é marcado por uma boa comunicação mútua, e o líder tem um papel inquestionável neste processo, tendo em vista que ele há de ditar um ritmo de comunicação ao ambiente.

Muitos se comunicam mal porque são inseguros. Se um líder não acredita nem em si mesmo, como acreditar em uma visão ou como se sentir seguro em comunicar uma direção aos liderados? A falta de integridade também atrapalha a boa comunicação. Líderes com "duas" palavras, mentirosos ou manipuladores, além de estarem agindo sem ética estão produzindo um ambiente propício para a falência daquele grupo.

Deus mandou que Moisés, como líder do povo de Deus, comunicasse com clareza a sua palavra que regeria a vida do povo na nova terra: "E nessas pedras que levantarem, vocês escreverão com bastante clareza todas as palavras desta lei (Dt 27.8)". Uma boa comunicação aqui era questão de vida ou morte.

No contexto do ensino sobre o dom de línguas, Paulo deixa um princípio que vai além do problema das línguas em si, e que se aplica ao nosso tema. Ele diz: "Além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha?  Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar" (1Co 14.8-9). Ele está nos lembrando que é preciso sempre se fazer entender, ser claro, para que a resposta seja adequada à mensagem recebida. Uma boa liderança há de ser uma liderança que entre outras coisas seja caracterizada pela clareza em sua comunicação.

Jamais podemos nos esquecer que uma boa comunicação é poderosa e decisiva para o sucesso de um líder e o progresso de uma equipe ou igreja. Fique atento.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
A comunicação interna para o desenvolvimento da Igreja
Como está a comunicação na sua organização? 
Comunicação eficaz

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/comunicacao-e-marketing/o-poder-de-comunicacao-do-lider.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: O poder de comunicação do líder
Autor: Ednilson Correia de Abreu

Mais Lidos

carregando...

Comentários