Cultura de feedback - Comunicação e Marketing - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Comunicação e Marketing > Cultura de feedback

Cultura de feedback


Publicado em 20.03.2018
Depois de alguns anos atuando no mundo corporativo, tendo passado por algumas empresas e por vários líderes, finalmente um deles me ajudou a entender o significa e qual é o melhor caminho para estabelecer uma cultura de feedback nas organizações.

Certo dia eu entrei na sala do meu chefe e disse:

- Preciso falar com você sobre o Ricardo.
Como ele provavelmente percebeu, pelo meu jeito, que eu não pretendia fazer elogios ao Ricardo, respondeu: - Antes de você me dizer alguma coisa sobre o Ricardo, me responda: O que você pretende dizer pra mim, você diria se o Ricardo estivesse presente? Você diria a ele exatamente o que pretende dizer dele pra mim?
Eu não esperava por este questionamento e fiquei mudo por alguns segundos. Em seguida respondi timidamente:
- Eu acho que sim.
- Então o melhor que tem a fazer é dizer diretamente a ele. A única maneira de ajuda-lo é conversar com ele sobre isso. Se precisar de ajuda, por favor, me avise.
Essa foi resposta final do meu líder. Que bom!

Feedback é uma das principais ferramentas de desenvolvimento e uns dos melhores instrumentos de construção de relações de confiança, já que tem a ver com transparência, honestidade e interesse genuíno pelas pessoas. Mas apesar disso, as pesquisas continuam demonstrando que feedback constante, sincero e honesto é uma das atitudes mais negligenciadas pelos líderes nas organizações. Uma cultura de feedback, assim como a cultura organizacional, só terá sucesso se os líderes da organização assumirem o papel de embaixadores dos princípios e valores esperados, e tornarem-se referência das atitudes e comportamentos que sustentarão essa cultura. Por isso, se você líder, deseja estabelecer uma cultura de feedback em sua área ou organização, deve ser o primeiro a dar o exemplo. Como?

1) Aprenda a receber feedbacks de seus líderes, pares e liderados sem justificativas ou reações emocionais intensas. Ouça os feedbacks, esclareça caso necessário, agradeça, deixe a emoção passar, reflita sinceramente e reconheça o que faz sentido daquilo que foi dito, pense no que fará pra melhorar, converse com quem lhe deu o feedback, diga o que fará e peça que o observe e o ajude com novos feedbacks. O primeiro passo é demonstrar às pessoas com seu exemplo que feedback não é bronca, crítica ou aporrinhação, mas uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional;

2) Observe as pessoas, principalmente de sua equipe, e dê a elas feedbacks constantes, sinceros e honestos assim que o fato acontecer, a não ser que exista muita emoção envolvida na situação; neste caso espere a emoção passar, mas dê o feedback. Lembre-se que feedback também serve pra elogiar e reconhecer, e que o alvo do feedback é a situação e o fato, e não a pessoa; a pessoa não é o erro ou acerto que cometeu. Se você perceber que a pessoa não gosta de receber feedbacks, tenha uma boa conversa com ela e fale sobre sua responsabilidade e intenção como líder em desenvolvê-la. Isso pode ajudar;

3) Incentive as pessoas a trocarem feedbacks. Sempre que alguém te procurar pra falar de outra pessoa, busque incentivá-lo a conversar diretamente com essa pessoa. Pode ser que as pessoas não entendam, e nem saibam como fazer isso, então ajude-as; explique sobre a importância que esse feedback tem para a outra pessoa, e para a construção de um ambiente de transparência e confiança. Se for preciso, participe e facilite a conversa. Com o tempo, as pessoas perceberão os resultados e passarão a fazê-lo naturalmente.

Texto publicado originalmente no blog Marco Fabossi

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Por que não somos bons ouvintes
Comunicação eficaz entre líder e equipe  
Líder:o fio condutor das mudanças

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/comunicacao-e-marketing/cultura-de-feedback.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Cultura de feedback
Autor: Marco Fabossi

Mais Lidos

carregando...

Comentários