Artigos

Compartilhe

Tecnologia e Informática

As armadilhas e os benefícios dos cursos online


Vivemos na era da informação, onde os conhecimentos se multiplicam com uma enorme velocidade e se tornam obsoletos rapidamente. Em média vinte por cento dos conhecimentos que adquirimos se tornam obsoletos todos os anos. A necessidade de buscar novos conhecimentos de forma rápida e eficiente tem sido um dos motivos da criação e expansão da educação do ensino à distância.

O ensino a distância utiliza-se de vários recursos tecnológicos como: Internet, web aula, chat atividade, textos, teleconferências, provas online, biblioteca digital, etc., permitindo que o aluno decida seu ritmo, tempo e local de estudo.

Na modalidade de ensino à distância são ofertados cursos técnicos, de graduação, pós-graduação em áreas diversas. Dentre as facilidades do ensino a distância está o fato de não ser necessário um período diário em uma sala de aula, mas apenas uma participação semanal em uma aula que acontece ao vivo, sendo transmitida, ao mesmo tempo, aos alunos de vários pólos pelo Brasil. As aulas são ministradas pelo professor da disciplina e são acompanhadas por tutores, facilitando assim o esclarecimento de dúvidas e a interação entre os alunos, os tutores e professores que estão online no decorrer da aula.

Com o rápido crescimento do ensino a distância nos dias de hoje, devemos tomar alguns cuidados quanto à instituição e curso a ser escolhido. Deve-se, primeiramente, ao escolher a Instituição, pesquisar sobre a mesma analisando se o curso oferecido é reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC, ou se está em processo de aprovação. Também é necessário avaliar quais as atividades que serão exigidas no decorrer do curso, como será o processo de avaliação, se as aulas serão semanais ou quinzenais e acompanhadas por algum profissional qualificado na sala caso haja dúvidas, ou a quem recorrer nesse caso.

O aluno que queira fazer um curso online, seja ele em casa ou no trabalho, deve possuir equipamentos de informática com alguns recursos mínimos além de uma boa conexão de internet que possibilite assistir as aulas e vídeos disponibilizados sem interrupções ou queda de conexão. Caso contrário, seu raciocínio nas atividades, motivação para o estudo e a produção do conhecimento podem ser prejudicados.

Dentre os equipamentos técnicos mínimos para participar de uma web aula destacam-se: Processador de, no mínimo, 500 MHz Intel, Pentium II ou equivalente, Sistema Operacional: Windows 98, NT, 2000 ou XP ou Apple Macintosh G3 ou G4, Memória 64 MB ou superior, Monitor de resolução mínima de 800 x 600, acesso à Internet via Modem de 56k ou superior, aplicações JavaScript que deve estar ativado e/ou Cookies, Navegador Netscape 4.76 ou superior (para Windows), Internet Explorer 5 (para Macintosh) ou 5.5 (para Windows) ou superior, Mozilla 1.0 para Windows ou Opera 6 para Windows, Software Flash 6.0, Kit Multimídia (opcional) e Antivírus.

A utilização crescente de recursos de alta tecnologia e da Internet utilizado em outros segmentos da sociedade tem se multiplicado também no meio evangélico. Temos cada vez mais, Igrejas e instituições cristãs que mantém sites atualizados com suas programações e atividades, transmissões de cultos online, disponibilização de mensagens em áudio e textos, pedidos de oração e até cursos pela Internet, desde cursos bíblicos diversos à graduação em Teologia, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Ressalta-se que os cuidados dos líderes e demais membros que queiram fazer cursos online devem ser os mesmos observados para se cursar qualquer graduação, pós ou mestrado em outras áreas. Deve-se buscar cursos de instituições reconhecidas, com credibilidade no segmento evangélico para que os mesmos não tenham um conteúdo fraco, sem embasamento bíblico, e ainda, seja meramente um curso que promete um reconhecimento que não é dado pelo MEC, ou seja não tem validade nacional.

Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e a fonte como: http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também
Onde estudar Teologia? 
Tecnologia para apoiar a expansão do evangelho 
Tecnologia na Igreja como um novo saber 
E-church: Internet e Igreja 2.0