Artigos

Compartilhe

Tecnologia e Informática

Tecnologia Wi-Fi na era da mobilidade


A Internet atualmente é uma ferramenta indispensável em nosso dia a dia, seja no trabalho, lazer, estudos, e até mesmo para operações bancárias.

Se pensássemos em dificuldades, citaríamos, entre outras coisas, os cabos e conexões do computador que limitavam seu uso a espaços físicos determinados. Porém, isso não é mais um problema, a internet avançou e agora é possível contar com conexões Wireless (sem fio).

Usar a tecnologia Wireless é uma realidade plenamente alcançável, pois os equipamentos necessários podem ser encontrados facilmente e, com um custo bem acessível.

Para montar uma rede sem fio caseira - por exemplo - são necessários os seguintes equipamentos:

(1) Access Point ou Roteador Wireless - responsável por receber o sinal da internet que vem do cabo e transmitir via wireless (sem fio) para os computadores com acesso a essa rede.

(2) Microcomputador com Placa de Rede sem Fio - essa placa tem a função de receber o sinal disponibilizado pelo Access Point ou Roteador Wireless. No caso dos notebooks a grande maioria já possui essa placa.

O termo Wi-Fi vem do inglês "wireless fidelity", ou seja, conexão sem fio de forma segura. Segurança, aliás, é um ponto muito importante neste tipo de conexão, pois como o sinal fica disponível no ar qualquer pessoa com um pouco de conhecimento pode capturá-lo. Para resolver este problema os fabricantes disponibilizam recursos de segurança nos equipamentos, como por exemplo, as chaves criptográficas, que funcionam como senhas reconhecidas entre o Access Point e o Microcomputador/Notebook.

Outro ponto importante é o alcance do sinal e suas possíveis barreiras. Objetos metálicos e, em alguns casos, paredes - em residências por exemplo - podem atrapalhar a transmissão e recepção do sinal. Nesse caso, é muito importante que o Access Point fique em um ponto central para que o sinal tenha melhor alcance em todas as partes.

No futuro a grande maioria das conexões será sem fio, pois a infra-estrutura tem um custo bem menor. Imaginemos uma operadora de internet que gostaria de disponibilizar serviços de internet em uma cidade, se optasse pelo sistema tradicional deveria passar cabos para cada usuário, no caso da tecnologia wireless uma antena - dependendo se sua capacidade - alcançaria um bom número de clientes e o custo de instalação ficaria muito menor.

Como tudo na área de tecnologia, a rede sem fio está em constante evolução, e a próxima grande aposta é a Wi-Max, que funcionará de forma parecida com a Wi-Fi, porém, o alcance e velocidade serão maiores. Atualmente o Wi-Fi alcança um raio entre 90 a 150 metros - dependendo da antena - e a velocidade máxima é de 108 mbps. No Wi-Max o raio de alcance será de aproximadamente 70Km, quanto a velocidade, a tendência é um aumento de 30%.

Um tipo de conexão muito utilizada atualmente é o modem 3G, este tipo de conexão é disponibilizado pelas operadoras de celular por um custo mensal, funciona em qualquer equipamento que possua uma porta USB e, onde tiver sinal de celular. Porém, nem sempre a velocidade da internet é boa, pensando nisso, as operadoras tem investido muito para melhorar e já estão preparando uma nova tecnologia, será a rede de celulares 4G que permitirá uma velocidade muito maior, além disso, possibilitará a seus usuários vídeo chamadas através de seus telefones celulares.

No caso de optar por essa tecnologia e por este tipo de serviço, vale a pena perguntar antes para pessoas que já o utilizam e, ainda se possível, antes de fechar um contrato ou comprar equipamentos testar em seu ambiente. Para garantir a segurança e a qualidade do sinal é muito importante que uma pessoa especializada faça as configurações de sua rede sem fio e seus respectivos equipamentos.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também
Não feche os olhos para a internet   
Informática e liderança pastoral