Artigos

Compartilhe

Liderança Pastoral

O líder Neemias


Até bem pouco tempo atrás eu desconhecia Neemias, sua vida, seus feitos e sua fé. Devo a Campanha de Propósito de Fé dos 52 dias realizada em nossa Igreja a oportunidade de descobrir este fantástico Herói da Fé, que em minha opinião, possui o perfil ideal do líder sob a ótica do cristão, superando, em muito, outros heróis bíblicos mais conhecidos, como por exemplo, Gideão e Sansão.

Se não, vejamos:

1- Neemias recebeu uma Missão de Deus e dedicou, a partir daí, toda sua vida em executá-la colocando-se, literalmente de corpo e alma a Seu serviço, abdicando de sua confortável e invejável posição de Copeiro do Rei, num reino estrangeiro. "...peço-te que me envies a Judá, ..., para que eu a reedifique." (Ne 2:5).

2- Neemias exerceu um papel de motivador junto ao seu povo. Exortou, incentivou, orientou e o serviu. Fundamentalmente, foi um Líder Servidor, de acordo com os mais modernos conceitos de liderança vigentes.

3- Neemias defendeu o povo, esteve à sua frente, armou, ensinou, demonstrou coragem e com humildade exercitou sua fé. "...o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito: nós, seus servos ..." (Ne 2:20)

4- Neemias foi justo para com seu povo, negociou em seu nome e a seu favor, obtendo concessões que lhes permitiram recomeçar uma vida melhor e mais abençoada. "Restituí-lhes hoje, vos peço, as suas terras, as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas ..." (Ne 5:11)

5- Neemias reconstituiu a moral, a ordem e a lei numa Jerusalém arrasada e destruída, devolvendo-a renovada e revitalizada a seus cidadãos. "A cidade era espaçosa e grande, ..."   (Ne 7:4)

6- Neemias enfrentou seus inimigos, não caiu nas armadilhas, não deixou que o sucesso lhe subisse a cabeça. "... desde o dia em que fui nomeado seu governador ... doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão devido ao governador." (Ne 5:14).

7- Neemias manteve-se firme em seu propósito e reto em suas ações até o final de seus dias. 

8- Neemias, mais do que um "construtor de muralhas", foi um exemplo vivo de fé inquebrantável na Palavra do Senhor, liderando seu povo na renovação do seu Espírito e no fortalecimento de sua Fé na Palavra de Deus.

Nossas muralhas 

E você, tem "muralhas" para serem reconstruídas? Há quanto tempo elas estão destruídas, caídas, abandonadas, a espera de uma ação efetiva com objetividade de sua parte?

Na verdade, todos nós temos "muralhas" para serem reconstruídas, que quando prontas nos servirão de amparo e proteção contra as investidas dos nossos inimigos maiores, que são as tentações, os medos, os pensamentos negativos, os pessimismos, a baixa autoestima, a sensação de fracasso, o desespero, a ansiedade e outros tantos que estão ao nosso redor "de prontidão" para atacar, derrotar, tomar posse e nos destruir.

Guerra fácil, vitória fácil, nossos inimigos conseguem quando encontram nossas "muralhas" espirituais derrubadas e destruídas. Guerra perdida e vitória impossível para nossos inimigos quando encontram nossas "muralhas" reconstruídas, solidamente erguidas, fortemente assentadas na fé indestrutível do verdadeiro cristão.

Convido-o (a) então a mergulhar numa profunda reflexão e descobrir em que área de sua vida se encontram as "muralhas" que necessitam serem reconstruídas e decida-se a realizar esta tarefa. Um gigantesco empreendimento para uns, talvez um pequeno reparo numa brecha para outros. Não importa o tamanho do seu desafio, enfrente-o, assuma de vez a reconstrução de sua vida espiritual, fortaleça-se na fé, derrote seus inimigos e vença suas batalhas desta guerra sem fim.

Espelhe-se, pois cada um, em Neemias, na reconstrução de suas "muralhas", sejam elas símbolos de proteção da sua vida pessoal, familiar, profissional, financeira ou de todas elas. Não importa quão grandioso será o desafio da reconstrução, maior ainda será o prazer de sua vitória para a glória de Deus.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia Também
Características marcantes no ministério de Neemias
Planejamento estratégico para iniciantes
O Sommelier de Susã