Artigos

Compartilhe

Gestão de Pessoas

Pessoas comuns, mentes brilhantes


Pessoas Comuns, Mentes de Sucesso e Resultados Brilhantes

Você já parou para pensar no que a maioria das pessoas pensa sobre sucesso? Veja o que elas afirmam:

  • Todas as pessoas de sucesso possuem capacidades extraordinárias, por isso alcançam sucesso.
  • As pessoas bem sucedidas são de famílias ricas, por isso conseguem sucesso.
  • Nasci para ser fracassado, não conseguirei sucesso.
  • Prefiro ser pobre e feliz, ao invés de bem-sucedido e triste.

Você sabia que sucesso e resultados extraordinários são para todos? Mas nem todos os querem porque demanda esforço e dedicação. É mais fácil culpar o sistema, a economia, a diferença social ou a má sorte do que assumir a responsabilidade por ser bem-sucedido.

Desde cedo algumas pessoas são condicionadas a terem o pensamento de fracasso. Expressões como os ricos exploram os pobres, a pessoa é rica porque rouba, o Brasil nasceu para ser explorado são comuns e condicionam a mente para uma vida medíocre. Nos países mais desenvolvidos vemos exatamente o contrário, as crianças desde cedo são ensinadas sobre a importância do desenvolvimento, do estudo e das finanças. Talvez estes sejam os motivos de serem chamados de países desenvolvidos: uma educação que ensina a pessoa ser vitoriosa e não fracassada.

Mas o que é uma mente de sucesso? Não pense que uma mente de sucesso é aquela que deseja vencer de qualquer forma, ou que deseja apenas dinheiro. Veja o que é uma mente de sucesso:

  • Mente com foco em resultados.
  • Mente que se responsabiliza pelos resultados.
  • Mente que tem consciência dos maus e bons hábitos.
  • Mente com crenças fortalecedoras.
  • Mente com consciência das habilidades e competências atuais e as necessárias para o sucesso.
  • Mente com capacidade de se levantar após uma falha.

Você sabe como ter uma mente de sucesso? Não há outra forma, a não ser EVOLUIR.

Precisamos compreender que uma pessoa com mente de sucesso ESCOLHEU evoluir, crescer, ir além, romper limites, ultrapassar fronteiras e enfrentar o desconhecido.

“É impossível ter uma mente de sucesso sendo a mesma pessoa sempre!”.

Você sabe como evoluir em direção ao sucesso? Você deve sair da zona de conforto de forma planejada. É necessário planejar, adquirir competências, habilidades e atitudes que leve em direção ao objetivo. A falta de planejamento conduzirá para decisões erradas e situações traumáticas que prejudicarão o processo de desenvolvimento. Veja o esquema abaixo:

Pelo esquema podemos observar que as pessoas possuem três zonas: zona de conforto, zona de expansão e zona de pânico. Ampliar sabiamente sua zona de conforto garante a segurança no processo de desenvolvimento e o sucesso com resultados extraordinários. Você sabe o que é cada uma destas zonas?

Zona de conforto. É o nível em que estamos confortáveis em agir, não exige da pessoa, os resultados não mudam. Ficar nesta posição é simples, não exige muito, oferece certa segurança, mas, em contrapartida, não tem resultados extraordinários, não oferece crescimento e desenvolvimento. Pessoas com mente de sucesso não se conformam em se estagnar nesta zona, elas sempre buscam formas de crescer, ou seja, de aumentar a sua zona de Expansão.

Zona de Expansão. Este é um nível flexível que expande conforme novas habilidades, competências e atitudes são adquiridas para atuação segura e ampliação de resultados. Mas ela também possui um limite e, deve-se tomar cuidado para não forçar e criar traumas que possam prejudicar o desenvolvimento.

Zona de Pânico. É o nível acionado quando a pessoa aciona quando pula a etapa da expansão. É a atuação sem as habilidades e conhecimentos necessários, cujos resultados são desastrosos. A pessoa que pula a etapa da expansão e chega a esta zona tem a tendência a de se frustrar com os resultados e, em muitas vezes, volta para a zona de conforto com traumas e não deseja mais sair dela.

Para um desenvolvimento seguro o tempo e a dedicação serão parceiros inseparáveis. Não é possível pular etapas, a aquisição de novas competências, habilidades e atitudes são partes do processo e não devem ser substituídas. O preparo é parte fundamental para a atuação de excelência e ética, caso contrário os resultados serão desastrosos.

Neste cenário um consultor, um coach ou um mentor se mostram como soluções de apoio com valores inestimáveis. Capazes de auxiliar no desenvolvimento do potencial humano e na solução do problema para que os resultados sejam brilhantes.

Você busca excelência em seus resultados? Então se aprimore diariamente e incansavelmente, caso contrário poderá se deparar com grandes obstáculos no futuro.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia Também