Artigos

Compartilhe

Reflexão

Encarando as tempestades

Existem tempestades na vida de todo líder, às vezes elas atingem a família, a equipe, o ministério, a igreja, o trabalho e etc. A questão não é se o tempo pode virar, mas o que fazer quando as nuvens escuras se transformam em tempestades tão fortes que nos levam a naufragar no meio da jornada? Afinal coisas ruins também acontecem a pessoas boas.

O líder Paulo, apóstolo, ajuda-nos a pensar nisso de maneira bíblica, quando podemos observar a sua atitude em meio a uma das piores circunstâncias que um grupo, por mais experiente que seja, pode enfrentar: um naufrágio. Ou seja, o que fazer quando o barco está prestes a afundar em meio a uma tempestade?

A postura de Paulo, descrita em Atos 27.21-26, serve para nós como modelo de uma atitude vitoriosa em meio às tempestades da vida, seja dentro da família, no trabalho ou como igreja do Senhor.

Para encarar a tempestade de frente:

Devemos ter uma atitude de LIDERANÇA (vs.21) No meio da tempestade alguém precisa se levantar e se posicionar. Algo precisa ser feito. Não adiante mais "chorar o leite derramado". É preciso reconhecer que houve erros e circunstâncias que acabaram levando a aquela situação, porém é preciso se concentrar na solução.

Devemos ter uma atitude REALISTA E ENCORAJADORA (vs.22) O navio se perderia, mas nenhuma vida morreria. É preciso lembrar que "as pessoas são sempre mais importantes do que as coisas". É preciso encarar a realidade nua e crua em que estamos vivendo. A tempestade precisa ser reconhecida tal como ela é sem retoques, vista de frente. Porém, o reconhecimento da realidade deve ser acompanhada por uma atitude encorajadora. O problema existe. A luta é grande, contudo é preciso manter o ânimo alto, e uma atitude encorajadora é vital neste momento. Não se entregue ao desânimo, reanime-se no Senhor.

Devemos ter uma atitude de COMUNHÃO COM DEUS (vs.23) Precisamos conhecer o poder de Deus, o sobrenatural de Deus, crer em seus milagres. Ter uma experiência verdadeira com o Senhor. Saber que Deus é soberano sobre todas as coisas. O crente vive na perspectiva da ação sobrenatural de Deus. Deus faz milagres hoje. Ele pode reverter a situação por pior que ela seja. Não há tempestade que Deus não possa acalmar e quando for preciso ele nos levará a um porto seguro para renovar as nossas forças.

Devemos ter uma atitude de PROCLAMAÇÃO ousada da mensagem de Deus (vs.24)Temos uma mensagem a proclamar e ela precisa ser proclamada com autoridade e ousadia. Deus usa as crises e tempestades para tocar os corações mais endurecidos. A proclamação da Palavra é sempre uma palavra profética (v.24), pois traz os homens de volta a Deus e revela o cumprimento de Seus planos soberanos. Deus tem uma mensagem para cada momento de nossas vidas, Ele sabe o que diz e faz. Para cada crise que enfrentamos, Deus tem um propósito. Nas tempestades da vida até os ateus balançam em sua incredulidade.

Devemos ter uma atitude de FÉ (v. 25) A fé vê o que ninguém vê, senão pela fé. A fé em Deus produz dependência do Senhor. Nossas ações devem estar fundadas no plano da nossa confiança no Senhor, em saber que Deus cumpre o que nos diz. No meio da tempestade, uma postura de fé é vital. Trabalhe crendo a despeito das circunstâncias.

Devemos ter uma atitude que REVELA SOLUÇÕES (v.26) Soluções que vêm de Deus. Os métodos divinos e não meramente o pragmatismo humano. Nos versos 30-31, os homens tentaram uma saída própria (pragmatismo e desespero) sem uma direção de Deus, mas seria problema na certa. Então, Paulo se levanta como líder e aponta a direção segura a seguir - uma decisão pela fé. Deus tem a solução certa. Ele pode usar as próprias circunstâncias ou intervir de forma direta manifestando o Seu poder soberano. Nossa atitude no meio da tempestade precisa ser de "solucionática" e não de problemática. Com Deus, somos levados ao destino certo.

Como assumir esta atitude?

Comprometa-se com os propósitos de Deus. Um líder comprometido em cumprir os propósitos de Deus está na direção certa. (Paulo estava ali indo para Roma em obediência ao chamado de Deus para a sua vida).

Entregue-se totalmente ao mover do Senhor. Líderes totalmente entregues ao mover do Senhor são líderes poderosos. (26.32 Deus moveria todo o contexto para que sua vontade se cumprisse, Paulo estava ligado diretamente nisso).

Busque uma visão espiritual da vida. Líderes que enxergam além do "status quo" reinante. Veja no cap. 27.30-33 que aquilo que parecia ser o mais certo, comum e o melhor a ser feito, seria o pior erro naquele momento. Era preciso ouvir aquele que tinha uma visão vinda de Deus para a situação. (No meio das tempestades os paradigmas são quebrados).

Portanto, precisamos nos levantar no meio da crise como líderes de fato e assumir uma atitude correta em meio às tempestades do mundo, dando a direção certa àqueles que estão sob a nossa influência, para que muitas vidas sejam salvas, impactadas e conheçam o poder de Deus.

Em meio às tempestades dos nossos dias, qual será a sua postura?

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com