Artigos

Compartilhe

Reflexão

Estamos em luta, cuide-se

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (1 Co. 10.12) 

Acabamos de saber da queda terrível de mais um conhecido líder cristão nos EUA. Isso deve nos fazer pensar em nossa própria situação, pois a consciência de que estamos todos envolvidos em uma batalha deve nos levar a tomar uma posição coerente com essa realidade. 

Ninguém está isento de cair em pecado e escandalizar o nome do Senhor e ferir a igreja. Pequenos detalhes do dia-a-dia vão somando e se transformam em um grande problema, levando à queda moral e espiritual.

Quero nesta reflexão trazer à memória algumas ações práticas que precisam ser lembradas em um momento como este.

Vigie, vigie e vigie
"Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios" 1 Ts 5.6

Estar alerta às situações que surgem, às conversas, aos tipos de convite e de pensamentos que prevalecem em nosso coração. É necessário nos mantermos sóbrios, analisando as circunstâncias ao nosso redor, atentos àquilo que pode estar errado ou levar-nos ao erro.

Por exemplo: assim como um alcoólatra não pode ficar flertando com bebidas, assim deve ser com qualquer tipo de fraqueza que possamos reconhecer.

Devemos ter cuidado com aquilo que temos mantido diante de nossos olhos e dentro dos pensamentos, observando o que está acontecendo com nossa vida hoje, ficando ligado sempre.

Assuma uma posição clara diante de Deus e da sociedade 
"Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer". Dn 3.17-18

Não há como vencer se ficarmos em cima do muro. Ou somos ou não somos de Jesus. Temos de ter coragem para declarar a nossa fé em Cristo diante do mundo e nos posicionar com amor e firmeza, ainda que fiquemos sozinhos.

Judas ficou em cima do muro e acabou pendurado em uma corda. Os três companheiros de Daniel se posicionaram e viram um milagre.

Um só homem, do lado de Deus, sempre será a maioria, sempre será vencedor, pela vida ou pela morte.

Tome atitudes radicais, sempre que for preciso 
"Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo!" Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. Gn 39.12 

Às vezes temos de radicalizar, afastar-nos, sair correndo, fugir, declarar em alto e bom som a nossa posição. Afastar-nos de um relacionamento de amizade ou de um tipo de ambiente que se insinua nocivo.

Com o pecado e com as tentações a pecar não se brinca. Todo mundo que flerta com o pecado sai machucado. Temos de ter manter fortes convicções e colocá-las em prática sempre.

Busque uma vida equilibrada no que diz respeito à família, igreja, trabalho e lazer 
"Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:" Ec 3.1

Todo desequilíbrio produz resultados maus. Temos de buscar viver mantendo espaços adequados para a família, para a igreja, para o trabalho, para o lazer etc. 
Uma vida desequilibrada nos torna mais abertos às quedas. O equilíbrio produz saúde emocional, física e espiritual.

Mantenha-se humilde 
"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu." Rom 12.3

Como diriam os jovens de hoje: "Não fique se achando." Quando você começa a achar que está muito bom é ai que a coisa começa a pegar.

Não valorize demais os elogios, nem superestime as críticas. Não fique se comparando com aqueles que erraram. Mantenha uma idéia equilibrada de si mesmo, reconhecendo que você não é nenhum monstro e nem um super crente. Mas um pecador salvo que vive dia a dia pela graça do Senhor.

Seja um membro ativo e comprometido da igreja local 
"Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor." Rm 12.11 
Encontrar um ministério e servir comprometidamente nos ajuda a manter o foco certo. O seu compromisso no Reino levado a sério o ajudará a buscar uma vida de maior comprometimento com Deus e com ou outros. Isso somado às outras ações nos ajudará a buscar uma vida mais excelente.

Busque o apoio de outros servos 
"Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade." Ec 4.12

Tem horas que precisamos buscar correndo a ajuda de outros irmãos, seja para confessarmos, para nos aconselhar, para orarmos juntos, para desabafo, para prestarmos contas etc.

Quando temos pessoas confiáveis com quem compartilhar, a luta se torna menos dura e a vida, menos pesada. Nunca subestime a ajuda que Deus pode lhe trazer através de um outro servo. Não espere as coisas ficarem fora de controle para buscar ajuda, busque por ajuda assim que perceber o problema.

Orar, orar e orar 
"e nos dedicaremos à oração" At 6.4a

Sem oração, nada feito. Não há como vencer se não tivermos a oração como parte de nossos hábitos pessoais, praticando-a tanto individualmente como comunitariamente, que é quando podemos orar diretamente uns pelos outros também. Como alguém já disse "para estarmos de pé diante dos homens precisamos estar de joelhos diante de Deus."

Cultive uma intimidade crescente com Deus 
"Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele," Cl 2.6 
"Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito." Is 57.15

Quanto mais andarmos perto do Senhor, mais fortes seremos para fazer frente às tentações e fraquezas. Não podemos viver apenas em busca de bênçãos de Deus, precisamos do próprio Deus, as bênçãos são conseqüências.

Desenvolva práticas devocionais sistemáticas que se coadunam com o seu temperamento e seu estilo de vida, comprometa-se em conhecer mais do Senhor em sua vida. Precisamos desejar ardentemente uma comunhão maior, um toque maior do Senhor em nós a cada dia.

Comece a agir agora 
"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus." Ef.5.15-16

Comece hoje fazendo um balanço de sua caminhada, e se encontrar alguma luz vermelha acesa, trate imediatamente do assunto. Não fique esperando algo que você não sabe o que é acontecer. Trate logo, posicione-se, resolva, ajuste, limpe, arranque, saia, decida, não deixe que permaneça. Se não encontrar nada errado, louve a Deus por isso e fique mais ligado ainda.

Não fique adiando uma ação decisiva com relação à tentação ou ao pecado, lembre-se do texto de abertura desta reflexão. "Cuide-se para que não caia".

Conclusão

Há poder para andar em santidade e em vitória. O Senhor tem nos dado do seu Espírito. Ele mesmo já prometeu isso conforme Paulo lembrou a Timóteo que: "... Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." 2 Tm 1.7

Assim cairemos se quisermos, se escolhermos cair. O Diabo não pode fazer o que quer em nossas vidas. Quanto mais cônscios disso estivermos, e quanto mais próximos do Senhor caminharmos, mais seguros estaremos.]

Que Deus nos guarde de tropeçar na jornada e tenha misericórdia daqueles que caíram. Façamos a nossa parte e confiemos em Deus, que nunca deixa de fazer a dele.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com