Artigos

Compartilhe

Finanças e Contabilidade

Sobre dinheiro, valor e riqueza


De que serviria o dinheiro na mão do tolo para comprar a sabedoria, se ele não tem entendimento?
O amigo ama em todo tempo e na angústia nasce o irmão. (Provérbios 17.16-17 - NAA)

Esses provérbios de sabedoria fazem parte de uma coleção de provérbios sobre o insensato (17.7-28). Particularmente os dois versículos acima apresentam-se em par contrastando o amigo amoroso com o tolo desqualificado. O sábio observa que dinheiro na mão errada não serve para nada. Dinheiro que não atende a propósito relevante não tem valor e não gera verdadeira riqueza representada pela figura de um amigo verdadeiro. Para que isso fique mais claro, é importante entender melhor o que significa dinheiro, valor e riqueza.

O que é dinheiro? Um pedaço de uma folha de papel? Um punhado de metal? Apenas números na tela que aponta o extrato da conta? O dinheiro não se apaixona por ninguém, mas há quem se apaixone por ele mesmo assim. Por mais compromisso que você tenha com ele, na primeira oportunidade ele pode mudar de bolso sem qualquer constrangimento. Ele pode mudar quem você é, ou revelar quem você realmente é. Pessoas que pensam que têm dinheiro não sabem que é ele que as tem. Ele pode lhe controlar facilmente, mas dificilmente você estará no controle dele. Excelente servo. Péssimo senhor. Pode fazer respirar novos ares, mas também pode sufocar até a morte. Poucos sabem o que fazer para o ter, e muitos que o têm não sabem o que fazer com ele. Parece ser tudo, mas pode ser nada.

O que é o valor? A resposta mais precisa é também a mais incerta: depende. O mesmo dinheiro pode valer muito ou valer nada, no mesmo momento em locais diferentes, ou no mesmo local em momentos diferentes. Cem unidades dele podem comprar cem litros de água na cidade, mas nem um copo de água no deserto. Uma nota de um dinheiro deveria ser igual a outra nota do mesmo dinheiro. Mas, se sobre a primeira nota houver a assinatura de um famoso artista, certamente seu valor excederá em muito a da outra. O valor do dinheiro é expresso no tamanho do interesse por algum propósito que se tenha. Recentemente, circulou pelas redes vídeo de homem com 42 anos tentando segurar sua bicicleta em meio a uma enchente. O final foi trágico: levado pelas águas, morreu afogado. Qual o valor dessa bicicleta? Muitos valorizam o que não tem real valor. Falta-lhes discernimento e sabedoria.

O que é riqueza? Não há exatamente relação direta entre dinheiro e riqueza. Dinheiro não é riqueza, pois as maiores riquezas dinheiro nenhum compra. Verdadeira riqueza não é filha do dinheiro, mesmo que o tenha usado em seu benefício. Como é miserável todo aquele que tudo o que tem é só dinheiro, mesmo que muito. Para perceber isso, basta ter consciência de que o dinheiro compra a cama, mas riqueza é ter o sono; constrói a mansão, mas riqueza é ter o lar; paga banquetes, mas riqueza é a alegria sincera ao redor da mesa; contrata exércitos, mas riqueza é ter paz; conquista o diploma, mas riqueza é ter propósito; dá acesso ao conhecimento, mas riqueza é a sabedoria; atrai seguidores curiosos, mas riqueza são os amigos verdadeiros; alimenta o “ter”, mas riqueza é o “ser”; adquire uma rede de hospitais, mas riqueza é vencer a morte; pode fazer com que coisas acelerem no tempo, mas riqueza é seguir com vida na eternidade. Riqueza verdadeira está em um patamar incomensuravelmente superior.

Se dinheiro pode ser nada e valor depende, o que interessa mesmo é a riqueza. Quando tivermos claro qual é a riqueza que realmente tem valor, saberemos o que fazer com nosso dinheiro. Deixaremos de ser tolos e seremos pessoas sábias que valorizam pessoas, como um verdadeiro amigo que ama em todo o tempo e na angústia vira um irmão. Tenha o dinheiro que for, jamais deixe que ele o tenha, nem perca a real perspectiva do valor da riqueza verdadeira.

Jesus teve toda a riqueza de sabedoria, amor, propósito, alegria, vitória. Foi rico para com Deus. Foi rico para com toda a humanidade. Seu tesouro não pode ser roubado por ladrões, nem destruído pela ferrugem, nem pela traça. Sua riqueza é eterna. Nos fez amigos que se tornaram mais chegados que irmãos. Olhe para Jesus e sempre saberá qual a riqueza que tem verdadeiro valor.

Leia também
 

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com